domingo, 8 de julho de 2012

Efetuei o afagamento de todos os entalhes das ESCOAS (sarrafos longitudinais). Antes de fixá-las definitivamente, efetuei o afagamentos (descaste) das arestas do costado vertical, do enclinado e , do fundo em todas as seções, exceção da roda de proa que já foi colocada pronta.

Depois de aparafusar e colar todas as escoas, a estrutura ficou muito firme e pronta para começar a fechar os costados .
Dificuldades:

1) Para minha surpresa depois de colocar as seções no picadeiro, cuidando o centro pela base do picadeiro, quando fui testar as escoas do fundo, vi que elas não estavam bem retas, tendo que reposicionar várias seções novamente. Sugestão: Quando for colocar as seções no picadeiro, além de controlar a centralização no picadeiro, colocar as escoas do fundo como guias e ir conferindo tanto a base, quanto a parte superior.
2) Após fixar as tres escoas logitudinais na Roda de Proa, apesar de todo o cuidado, conferindo o prumo, detetei um pequeno deslocamento, que foi corrigido com a plaina.


 Cortei os costados, com base nas medidas das seções (deixei uma folga de 2 a 3mm tanto encima  como em baixo) e foi bastante simples, cortei simultaneamente os dois lados. Utilizei quatro pranchas de compensado para cada lado, primeira para seções 9-8-7-6 (para não haver emendas nos beliches da popa) , a segunda para seção 6-5-4-3 , a terceira para seção 3-2-1-Roda de Proa e a quarta para seções 9-10-10.7. Ainda não fixei o que farei na semana que vem.
Dificuldade:
O limite do costado de todas as seções é a escoa inferior, que será complementada no fechamento do convés, porém a Roda de Proa de proa já está com o tamanho correto, assim deixei um retangulo maior correspondente a esta diferença na roda de proa, de outra forma teria que fazer o enchimento depois, ainda não sei se foi a melhor decisão.

4 comentários:

  1. Francisco, pelo andar da carroça tu serás um exemplo para todos. Parabéns pelo capricho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tche, belo trabalho!
    Continue firme, pois estamos acompanhando os progressos e torcendo por um ótimo resultado.
    Abraço,
    Roberto Cavalcanti
    João Pessoa/PB

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho e pela limpeza do ambiente de trabalho. Você bem que poderia vender as seções já prontas pro Brasil todo hein???!!!

    Abração.

    João Pessoa - PB

    ResponderExcluir
  4. Olá Francisco, parabéns pelo trabalho, está ficando muito bom!
    Moro em Florianópolis e estou muito interessado em adquirir o projeto. Não estou encontrando informações sobre preço de alguns itens, principalmente da mastreação. Se você tiver uma idéia e puder me passar, me ajudaría bastante para tomar a decisão.

    Abraço,
    Marcelo
    marcelobonilla312@gmail.com

    ResponderExcluir