sábado, 3 de novembro de 2012

Retomando  construção - depois de recarregar as baterias no Perú.
Machu Pichu - cidade criada por uma civilização.
Este lugar ainda possui uma Energia diferente... que emana das montanhas, das pedras, é uma beleza exuberante para se olhar e sentir...
 
Viagem de Cusco a Puno (Lago Titicaca)

 Lago Titicaca - Ilhas construídas com Totoras ( que uma espécie de junco) habitada pelo povo Uros.
 Retôrno do maravilhoso passeio de um dia no Titicaca a 3800m acima do Nível do Mar.

Buenas, enfim retomandoa construção antes de fibrar eis como ficou o bico da PROA, que não ficou bem igual ao do projeto, mas creio que ficou razoável para um amador. Antes de fibrar conversei com uma amigo que conheci através deste Blog Carlos Augusto Abreu, Eng.Mecânico que trabalha na cosntrução de aviões. Ele me visitou e sugeriu que eu preenchesse todos as falhas com massa, pricipalmente aquelas efetuadas pela poderosa plaina elétrica que em diversas parte pegou um pouco do compensado. Após esta visita, completei todos as pequenas falhas inclusive algumas pequenas reentrâncias nos parafusos que emassei com a Massa para filetar da Scuna. Após esta visita combinamos que iniciaríamos a fibragem dia 30/10/2012.
 Seguindo a Receita de bolo que o Roberto Barros, no Forum  de discuções do site da Yatch Design, iniciei fazendo os rebaixos para aparafusar as quilhas que anda não tinha efetuado.
 A Fibragem - Efetuamos primeiro a fibragem de todo o costado direito, com duas camas de tecido 330 gr/m iniciando pelo costado de proa do outro lado e sem nenhuma emenda envolvendo também o lado de dentro da POPA. Aproveitei a experiência do Daniel Dángelo ( da Argentina) e também efetuamos um Pell-Ply caseiro utilizando um tecido barato e o resultado foi muito bom.

 Vista da fibragem envolvendo a POPA pelo lado de dentro
 Vista da fibragem depois de retirada o tecido.
 Vista do costado do outro lado, pelo qual iniciamos

2 comentários:

  1. Francisco, este tecido do peel ply é cetim? Tá ficando legal o Pop.

    ResponderExcluir
  2. Roger,.o tecido que utilizei é um tecido sintético chamado FAILETE.
    Eu gostei de utilizá-lo, porque obriga a mais uma passada com o rolo de lâ de ovelha, para deixar ele bem liso a medida do possível, praticamente retirando qualquer bolha de ar que por ventura tenha ficado. Na verdade a principal vantagem seria não necessitar lixar, mas resolvi passar sobre a fibragem mais uma camada de massa feita com epoxi e microesferas de vidro, que dá um acabamento muito bom e não é difícil de lixar.

    ResponderExcluir