quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CHEGOU O MOTOR - VOLVOPENTA D1-13

Enfim chegou o motor de centro da Volvo Penta D1-13 ( diezel )

O pessoal da NOVAK MOTORS, autorizada Volvo Penta, que efetuou a importação, quando entregou
 o motor, já providenciou o corte do Berço, de apoio do motor e efetuaram o corte no casco para Rabeta. Cabe a mim agora a tarefa de Fibrar o Berço no casco, o que infelizmente não poderei fazer esta semana, o que seria ótimo porque o tempo está seco e quente.

OBSERVAÇÃO : o motor vendido pela Volvo,  vem COMPLETINHO, com as ÉLICES, que se movimentam  para diminuir o atrito quando navegando a vela e o BERÇO já com todos os furos, fibrado com uma espessura de quase 8mm. Para instalação o único custo serão os filtros, mangueiras, óleos, bateria e o serviço de instalação.


O motor é menor do que eu imaginei.



Acima a rabeta do motor


Alinhamento para o corte do berço, o corte será efetuado abaixo da fita
Berço posicionado no lugar, já com o furo no casco para colocar a rabeta
Esta é a parte do berço que ultrapassou o espaço original
+/- uns 10cm
Esta foto mostra a espessura do fundo do POP 25

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CARRINHO DE SUPORTE DO VELEIRO


Buenas, para instalar o motor, que ainda não chegou, e fixar as quilhas tive que construir um berço para levantar o barco.

Devido ao pouco espaço, as travessas de suporte do barco ficaram para serem colocadas  com o barco levantado.

Acima e abaixo meu vizinho Luiz Roque apertando os parafusos das travessas de suporte.


Meu sobrinho Eduardo, que nos deu uma ajudinha para efetuar esta operação.




Meu filhos Thiago, o caçulinha, descançando depois da operação de colocar o barco no suporte concluída.

Depois fomos al,moçar um churras no Barcelos, que descobri que não fica na nossa querida  "Clear Waters" mas em Morro Grande

Assim mais uma etapa foi vencida, agora com o barco no alto, estou com um novo problema, tenho que preparar os andaimes e assim vamos avançando devagar e sempre. 




sexta-feira, 28 de junho de 2013

Iniciando confecção das ferragens - QUILHAS e LEMES


Começamos o desenvolvimento das ferragens do POP25. Nesta foto torneando o Bulbo das quilhas












 A seguir,  um dos BULBOS já totalmente torneado, pronto para ser soldado a quilha

 Nesta foto as duas quilhas, faltando apenas ver qual a melhor solução a ser dada aos bordos de ataque e saída dágua.



 










A esquerda na foto ferragens que penderão a quilha na seção-5, a direita algumas ferragens da parte superior dos lemes.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

INICIO FECHAMENTO DO CONVÉS - FORRO



Cortar o do forro do convés foi muito gratificante, porque é rápido, e já vai aparecendo o resultado.
Efetuei  o corte de todo o forro em dois dias e estas pranchas já servirão de modelo para o fechamento definitivo, demonstrando que será também bem rápido. 

PROA - Foi cortado uma peça única para forrar da Roda Proa a seção-3

 POPA - Foram cortadas duas peças uma para cada lado forrando das seções 7 a 10















CONVÉS BORESTE - Foram cortadas duas peças uma para forrar entre a seção-3a5 e outra para seção-5a7





CONVÉS BOMBORO - \também foram cortadas duas peças uma para forrar entre a seção-3a5 e outra para seção-5a7


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tanques Diesel e Água - Espaço para o Motor

 Buenas a coisa tá devagar quase parando - mas devagar e sempre...

     - Optei por fazer 3 tanques de AÇO INOX (1.5)
                Os tamanhos foram os seguintes:  
- Diesel : 550mm larg.x 650mm  compr. x 280 altura (aproveitamento de +/- 90 l )
  - Água : 550mm larg. x 650mm compr. x 330 altura (aproveitamento de 110 l )    
 
  Foram fixados através de 4 orelhas com dois parafusos cada, e alinhados com a linha d'água
     Tanques Boreste: água e diesel já com as mangueiras colocadas para entrada de combustível e respiro
 Tanque diesel - deixei ele um pouco mais afastado do centro para que as saídas do respiro e da entrada de combustível não ficassem debaixo do suporte central das camas de popa, e também porque as 3 baterias que contrabalançaram o peso no outro bordo deverão ficar com este mesmo espaçamento
 
 
M O T O R   :  O espaço solicitado pelo Técnico da Volvo Penta foi :
-  600mm de largura
          -  900mm de comprimento
                                                                 -  750mm de altura 
Para tanto como o motor deverá avançar no mínimo uns 200 mm para dentro da cabine, acho até que vou avançar talvez uns 300mm, para facilitar futuras manutenções. Quanto a altura o convés entre as  seções 7 e 8 ficará com apenas 300mm de profundidade ao invés do 480 previstos no projeto.  
 
Os móveis já estão todos cortados, retirei eles do barco para passaruma mão de resina.
Agora vou passar no fundo do barco enas laterais uma mão de tinta branca (Intergard 650 - Primer epóxi) para Clarear o interior das prateleiras e as laterais das camas e do banheiro.
 
SOBRE O MOTOR - Leva em média 70 dias para importação
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Iniciando as divisões internas

Buenas, começar a preencher os espaço, com os sarrafos de apoio e cortar os compensados, não é que seja um trabalho difícil, é que se apresentam inúmeras alternativas:
 
1º) Fazer ou mandar fazer os tanques de água e de aguas sujas ?
Optei por mandar fazer de Aço Inox/Alumínio
2º) Questão do motor ?
Como tenho que enfrentar esse litoralzão de Rio Grande a Santa Catarina onde iniciam os abrigos, achei que por segurança deveria ter um motor mais potente e com um alcance maior, sendo que este motor tem que ser colocado antes de fechar o convés, estou pensando em utilizar o motor escolhido pelo KONQUEST - YANMAR 2cil 14hp com rabeta.
3º) Desenhar o tanque de combustível e arranjar quem faça?
4º) Um barco tão pequeno necessita de uma  PIA e LAVABO ?
Como a idéia, é a de um barco tipo camping, optei por fazer um armário no local do lavabo,  deixando com isso de efetuar mais um furo no casco e economizando um tanque de águas sujas
5º) Fazer ou não a extensão do encosto com mais 20cm?
Como terei mais um armário onde seria o lavabo decidi não fazer a extensão do encosto para sentar privilegiando o espaço das duas camas da POPA.
 
NA VERDADE NÃO ESTAVA PREPARADO PARA DECIDIR ESTAS ALTERNATIVAS NESTA FASE... ASSIM TUDO FOI DEMORANDO MAIS DO QUE DEVERIA.
NO MÁS... O CORTE DOS MÓVEIS É TENTATIVA E ERRO
 
 
Para me habituar com os termos:  Estibordo (lado direito de quem olha da popa para proa)
Bombordo (lado esquerdo de quem olha da popa para proa


 Corredor estibordo - cortei uma peça inteira, para depois efetuar a portinhola
 Camas da POPA dos dois lados, cortei duas peças.
 VISTA DO ARMÁRIO ATRÁS DAS CAMAS
 
Acentos - cortei duas peças, uma para a secção-5e6 e outra para seção-6e7 em ambos os lados.
 

 Os corredores da parte externa:
- no que se refere as paredes dos dois armários, cortei uma peça para cada lado
- no que se refere as paredes das camas, foram necessárias cortar três peças para cada lado sendo uma entre as seções7-8 e outra entre as seções8-9, na parte inferior e uma peça única na parte superior.
OBS.: ainda está tudo sem fixação, porque pretendo quando fixar, que as peças já estejam impregnadas e pintadas. 


TODOS OS ACESSOS AOS ARMÁRIOS AINDA ESTÃO POR SEREM
FEITOS, tem que riscar cada um deles, cortar, cortar e colar os apoios das portinholas, acho que ainda tem muito trabalhos por fazer...